Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 3 de março de 2011

Engenheiro de Computação

O engenheiro de computação é um profissional com formação plena em engenharia, preparado em assuntos de computação para especificar, conceber, desenvolver, implementar, adaptar, produzir, industrializar, instalar e manter sistemas computacionais. O curso de engenharia da computação tem como objectivo preparar engenheiros para actuar nas áreas de hardware e software.
   O engenheiro de computação deve desenvolver, durante a sua formação, as seguintes competências e habilidades gerais:
                 - Capacidade de leitura, interpretação e expressão gráfica;
                 - Capacidade de conduzir e interpretar resultados de actividades práticas e experimentais;
                 - Capacidade de compreender os problemas administrativos, legais, socioeconómicas, culturais e do meio ambiente.
   A proposta curricular do curso de engenharia de computação possibilita a obtenção de extra-diplomas através de certificados de estudos emitidos pelo curso, permitindo a definição de perfis específicos dentro da mesma área.
   Actualmente, três perfis específicos estão sendo contemplados no curso de engenharia de computação da UEFS:

1. Engenharia de Software (Profissional de especificação, análise, projecto, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software e sistemas de informação em geral).

   Apto a analisar as necessidades de informatização de diversas áreas de conhecimento (administração, contabilidade, economia, medicina, engenharia, etc.) e projectar, desenvolver e manter os softwares complexos para aplicações genéricas ou específicas.


2. Telemática e sistemas distribuídos (Profissional de projectos e suporte à implantação de sistemas computacionais e redes de computadores).
  
Apto a projectar, implementar e dar suporte a sistemas computacionais complexos, tais como: sistemas operacionais distribuídos, redes de computadores, sistema de bancos para dados sistemas de comunicações digitais.

     3. Sistemas digitais (Profissional de projecto, desenvolvimento e integração de sistemas digitais).

   Apto a projectar e implementar máquinas digitais programáveis em hardware ou software, além de integrar sistemas de hardware pré-fabricados de modo a construir sistemas digitais para aplicações especificas, tais como: sistemas de áudio, vídeo multimédia, telefonia, redes de computadores e automação industrial e de serviços.
   O curso de engenharia de computação possui a liberdade para criar, modificar ou extinguir certificados de estudos em quaisquer ênfases, desde que preservada a formação genérica do engenheiro de computação, e atendendo a demandas sociais e tecnológicas existentes na época e a legislação pertinente ao exercício da profissão.



 

Elementos do grupo: Alissan, Ariana, Inês Fernandes, Márcio, Rute

Sem comentários:

Enviar um comentário