Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 10 de março de 2011

Médico de clínica geral

O médico de clínica geral possui conhecimentos que lhe permitem tratar a maior parte das doenças. Não tem, portanto qualquer especialização. Este é um profissional que faz tratamento clínico de doenças diversas e, se necessário, encaminhamento para tratamentos específicos com especialistas.
   O curso superior de medicina é regulamentado pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura), e dirigido pelos concelhos de medicina. Este curso tem a duração de 6 anos e divide-se em 3 etapas:
         - Ciclo Básico (anatomia, fisiologia, farmacologia, etc.
)
;
         - Ciclo profissional (ginecologia, cardiologia, etc.);
         - Internato ou estágio (nessa fase, o aluno passa no mínimo um ano num hospital em período integral).
   Todos os médicos recebem no início da sua formação conhecimentos de medicina geral indispensáveis para se fazer um diagnóstico, prescrever um tratamento, receitar medicamentos e recomendar ao paciente o regime necessário para preservar e recobrar a saúde. Terminados os seis anos da Faculdade de Medicina e um ano de estágio, o clínico geral está apto para demonstrar tratamentos relativos a diversos tipos de lesões e enfermidades do organismo humano.
   De todos os ramos da medicina o de clínica geral é o que exige mais devoção, noite e dia, a qualquer hora, o médico tem que estar pronto a responder às chamadas urgentes. As vidas humanas dependem da rapidez da sua intervenção, da precisão do seu diagnóstico e da qualidade dos seus serviços.
   Assim como os outros médicos, um médico de clínica geral desempenha várias funções, tais como:
          - Receber e acompanhar os seus pacientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência;
          - Prescrever medicamentos, tratamentos e sugerir mudanças de comportamento como parar de fumar, seguir determinada dieta e programa de exercícios que podem contribuir para a cura ou para a melhora do seu paciente;
         - Manter o registo de tudo o que diz respeito á vida medica do paciente;
         - Comunicar à saúde pública, casos de doenças contagiosas;
         - Manter o contacto frequente com outros especialistas que sejam necessários no tratamento de determinadas doenças.


Elementos do grupo: Alissan, Ariana, Inês Fernandes, Márcio, Rute



 

Sem comentários:

Enviar um comentário